Dicas de como divulgar livros para escritores

agosto 09, 2022



Fazer um nome no mercado editorial, que publica dezenas de livros de temas e abordagens diferentes todos os dias, não é uma tarefa simples. 

Entretanto, nós acreditamos que essa tarefa se torna menos complicada se existir um trabalho integrado entre os envolvidos na publicação.

É fundamental que os autores também se esforcem na divulgação de seus livros, pois assim eles podem atingir um número maior de potenciais leitores. 

É importante que você entenda que por mais que editora que você escolher para publicar sua obra possa possuir um grande público, esse público não necessariamente conhece o seu trabalho e irá se interessar pela sua obra. 

Muitas vezes o autor é um dos principais responsáveis por atingir um nicho específico, justamente estar inserido neste nicho e ter proximidade com ele.

Pensando nisso, preparamos para você uma lista com 7 dicas para potencializar a divulgação do seu livro, confira:

1) Mobilize sua rede de contatos

Converse com seus amigos e familiares com antecedência sobre a publicação do livro e peça que eles o apoiem durante a pré-venda. Neste primeiro momento, são eles que ajudarão as vendas de forma expressiva.

Então, sugerimos que você, caso tenha e-mails de contatos profissionais/ pessoais/ familiares, envie um release divulgando o seu livro, falando sobre a importância de garantir os exemplares, pedindo o apoio de forma sutil, mas expressiva.

Além disso, pode ser interessante também enviar uma mensagem para os seus contatos no WhatsApp com as artes do livro com o link de compra do site, pedindo o apoio para seus conhecidos. Mais do que apenas postar nas suas redes sociais, esse contato do autor com o próprio público e o próprio círculo é o que mais faz a diferença no começo.


2) Divulgue em suas redes sociais

É interessante manter suas redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram atualizadas com conteúdos bem legais sobre o livro. Comece divulgando a futura publicação, isso já deixa o público engajado. Publique sobre o passo a passo da produção do livro, o que você está produzindo e o que já foi feito.

Divulgue as artes produzidas, mas com moderação. Não faça propaganda explícita a todo momento, é importante conquistar o interesse do público de forma sutil.

É um diferencial gravar vídeos, TikTok, Reels e produzir conteúdos paralelos, como por exemplo algum trecho do texto, algo que engaje os leitores e os deixem curiosos sobre a obra. Sorteios também são uma ótima forma de alavancar leitores.

3) Promoção

Caso você ache válido, você poderá promover alguns posts que redirecionem o post para a página do livro. O Facebook, Instagram e Twitter oferecem ferramentas bem intuitivas para promoção paga.

4) Compartilhamento

Não deixe de compartilhar em suas redes o posts, resenhas, notícias e trechos publicados por outras pessoas sobre sua obra. 

O compartilhamento é uma ferramenta importantíssima para aumentar o engajamento e mostrar para as pessoas que te acompanham o sucesso do seu livro.

5) Imprensa

Caso você conheça pessoas que trabalham em meios de comunicação ou que são influentes nas redes sociais ou que conheçam pessoas influentes, não tenha medo de pedir ajuda também. 

Pode ser interessante sugerir para elas escreverem uma resenha sobre seu livro para te ajudarem na divulgação.

6) Blogueiros e influenciadores

Para quem está começando a se inserir no mercado editorial e lançou o primeiro livro recentemente, não há nada melhor que contar com o apoio de blogueiros literários e influenciadores.

Se você conhecer algum legal que produz um conteúdo que tem a ver com seu livro, poderá pedir auxílio na divulgação ou fazer uma parceria paga. O trabalho desses blogueiros pode ampliar consideravelmente o alcance da sua obra que será divulgado a um público de leitores ansiosos por novidades.

7) Eventos

Caso você participe de eventos, mencione o seu livro, divulgue o link para compra e fale sobre a sua experiência de publicação, isso traz mais visibilidade.

Eventos também são uma ótima estratégia de divulgação, encontro com leitores, distribuição de brindes especiais como marcadores e postais. É uma espécie de fidelização da comunidade que você está criando.

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Aqui se encerram as nosssas dicas! O que achou? Nossas dicas foram válidas? Restou alguma dúvida? Não hesite em deixar nos comentários, será um prazer ajudar!

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