Como citar O rio do sangue dos meninos pretos em sua redação do Enem

agosto 18, 2022



Se você nos acompanha há algum tempo, é provável que esteja por dentro da mais nova obra da Editora Letramento, lançada através de um financiamento coletivo.

O rio do sangue dos meninos pretos, de Gabriel Nascimento, é uma fábula policialesca que se passa em um mundo onde não existem pretos, apenas um rio grande e vermelho que cresce a cada dia.

















Abordando temáticas super atuais e realizando uma grande crítica social, este livro é uma excelente obra para se referenciar na redação do ENEM, e iremos te dar uma mãozinha para que você possa arrasar em seu texto!

Confere só:

Primeiramente, antes de mais nada, é importante entendermos que utilizar citações na redação só deve valer quando o assunto da obra conversar diretamente com o tema proposto.

Ao utilizá-las no momento certo, o aluno poderá mostrar que entende do assunto e que está preparado para dissertar sobre o que lhe foi proposto.

Portato, alguns temas que se encaixam bem com a narrativa de O rio do sangue dos meninos pretos, seriam: racismo; produção de armas em larga escala; miscigenação; cultura negra afro-diáspórica; hegemonia; realidade distópica.

Dito isso, eis alguns exemplos de citações em que você pode usá-lo:

1. Citação direta

O livro O rio do sangue dos meninos pretos possui uma vasta gama de frases interessantes para que você possa citar em sua redação. 

Então, ao ler a obra, não se esqueça de marcar as partes que lhe parecerem mais importantes!

"A vida vale a pena se não nos enganamos com o presente!" - Gabriel Nascimento

2. Citação indireta

Caso você compartilhe das mesmas ideias que o autor utilizou na narrativa, você também pode se apoiar em seu discurso e reescrevê-lo com suas palavras.

Porém, não se esqueça de referenciá-lo, hein? Pois o intuito principal é conseguir aquela nota 1.000 tão aguardada!

E aí, curtiu o conteúdo de hoje? Nos conte nos comentários se você já realizou ou se ainda irá realizar o ENEM! <3

You Might Also Like

0 comentários