Dicas de cursos para quem quer trabalhar no mercado editorial

maio 23, 2022


Se você é um profissional formado, ou um estudante de graduação que aspira uma carreira envolvida no meio literário, existe algo essencial que você precisa saber: você não precisa ter formado exclusivamente em Produção Editorial ou Letras para trabalhar numa editora!

O processo de edição de um livro tem várias etapas, logo os profissionais contratados por editoras são bem diversos. Uma editora é como qualquer outra empresa que precisa de funcionários na área financeira, no RH, na parte jurídica, na comunicação, em gerenciamento de projetos etc.

Você pode ter formado em Jornalismo, Publicidade, Design, Contabilidade, Administração, Direito, Psicologia, Letras, Engenharia de produção e em vários outros cursos. Tem espaço para muita gente <3

Contudo, o mercado editorial continua funcionando de forma bem peculiar, e atua guiado de algumas regras e formas próprias de funcionar. Para ganhar mais conhecimento e, além de tudo, de quebra dar um up no seu currículo para se diferenciar da concorrência, existem alguns cursos extras que podem ser essenciais para quem quer trabalhar no mercado editorial.

Confira a lista que preparamos para você:

1. Universidade do Livro 








A Universidade do Livro (Unil), pertencente à Fundação Editora da Unesp (FEU), tem como inspiração a Escola do Livro de Frankfurt. Está no âmbito do mercado editorial e livreiro, no Brasil, desde 1999, para oferecer aos profissionais das áreas editorial, livreira e demais interessados oportunidades de conhecer e aperfeiçoar seus conhecimentos no campo teórico e mercadológico do livro e da editoração.

Modalidade: Cursos presenciais, on-line e ao vivo.

Cursos você pode encontrar por lá:

- Produção editorial 

- Marketing 360 graus para o mercado editorial 

- O trabalho do Ghost Writer: o que você precisa saber sobre a prática e o mercado online

- A edição de livros didáticos

- Como dar voz aos livros: produção e comercialização de audiobooks e podcasts 

- Gramática para preparadores e revisores de texto 

- Como montar uma editora independente 

2. LabPub 










LabPub – experiências que trazem resultado é uma empresa especializada em cursos EAD para o mercado editorial. Sua missão é ver o mercado editorial brasileiro, em toda sua extensão, equipado com conhecimento nas áreas de gestão, edição e tecnologia. Eles fazem isso capacitando os profissionais que estão no mercado editorial e os que estão entrando através de cursos virtuais.

Além de cursos livres, eles também oferecem cursos de graduação e pós-graduação certificados pelo MEC.

Modalidade: on-line e ao vivo.

Cursos você pode encontrar por lá:

- Direitos autorais: administração de contratos 

- E-book – faça você mesmo: crie um livro digital e coloque à venda 

- Curso de formação de tradutor

- Design de capa e livros: conceito e prática 

- Tradução de histórias em quadrinhos 

- Formação de Publisher: fundamentos para conduzir uma editora 

- Financiamento coletivo: planejamento, execução e divulgação


3. Casa Educação 







Há oito anos a Casa Educação forma profissionais para o mercado editorial com cursos voltados a quem atua na área e a quem deseja atuar, seja em editoras existentes, seja criando novos negócios editoriais. Os cursos levam em conta movimentos atuais, como o surgimento de novos negócios editoriais independentes, audiolivro, e-book, marketing digital, clubes de livro, crowdfunding, além de ter forte orientação para a produção editorial.

Modalidade: Cursos presenciais, on-line e ao vivo.

Cursos você pode encontrar por lá:

MBA em Book Publishing 

Edição de livros infantis e juvenis 
Gestão financeira para editores 


E, aí? Curtiu as dicas? Já bateu a ansiedade querendo aprender mais e se inscrever em tudo? Não deixa também de conferir nosso post com 7 curiosidades sobre o mercado do livro, o conhecimento começa agora!

You Might Also Like

1 comentários

Popular Posts