Você sabe o que é Design Thinking?
novembro 11, 2021Você sabia que existem diversas ferramentas por aí que propõem uma forma inovadora de pensar e resolver problemas? Hoje iremos falar um pouco sobre um método capaz de desenvolver soluções criativas.
O Design Thinking é uma abordagem que foi criada com o intuito de nos fazer mapear nossos pensamentos para estimular nossas ideias e nossos conhecimentos. A ideia é que possamos aumentar a geração de insights e contribuir para uma melhor aplicação dos mesmos.
Ou seja, o Design Thinking nada mais é do que um sistema que visa a solução de problemas e que utiliza do trabalho em equipe para que se possa entender qual é a trajetória percorrida em cima de determinado produto e ideia, concedendo uma melhor experiencia para o consumidor, através do que está sendo entregue.
Portanto, para que você possa entender um pouco melhor e coloque em prática a utilização dessa ferramenta, a seguir explicamos um pouco sobre suas 4 etapas:
1. Imersão
Nessa primeira fase do processo, a equipe tenta penetrar na vida das pessoas e estudar seus padrões e necessidades. As análises ocorrem em diferentes perfis de usuários para criar soluções específicas.
As informações são coletadas pelos membros da equipe, que saem para interagir com o público e buscam entender o que as pessoas dizem, como são seus comportamentos, seus pensamentos e seus sentimentos, para que haja uma melhor compreensão da visão do consumidor.
2. Ideação
Após a conclusão do processo imersivo, já é possível determinar os pontos que precisam ser melhorados e os que devem permanecer os mesmos, podendo iniciar a etapa da ideação.
Esse é o momento onde a equipe poderá utilizar técnicas como o brainstorming para desenvolverem ideias relevantes que permitirão realizar as melhorias necessárias.
3. Prototipação
Após reunir e averiguar quais ideias são realmente relevantes, chega o momento de verificar se o produto atende ao projeto e fazer os respectivos ajustes.
Esse é o momento onde se iniciam os testes com a equipe multiprofissional e os usuários. Eles poderão interagir com o modelo e avaliá-lo, fornecendo informações para a evolução e aprimoramento do protótipo.
4. Realização
Por fim, temos a realização, onde a implementação do projeto é realizada através do lançamento do produto ou serviço.
Esse é o momento ideal para que os setores de comunicação da empresa comecem a atuar para vender a solução ao público e torná-la amplamente aceita.
Mas é importante salientar que após o lançamento do produto, o processo não se encerra! É necessário manter um monitoramento contínuo para continuar identificando áreas de melhoria e avaliar o sucesso da operação.
E aí, se interessou pelo tema?
Uma ótima dica para se aprofundar um pouco mais e aprender como desenvolver essas técnicas, é através do livro 100 ideias inspiradoras para suas aulas:
O uso da tecnologia na sala de aula vem trazendo mudanças e impactando na rotina das instituições de ensino por todo o país. Desde a estrutura das universidades aos recursos didáticos utilizados, do professor ao processo de aprendizagem: tudo está em constante mudança.
Com o intuito de revolucionar o dia a dia dos educadores, surge a obra 100 ideias inspiradoras para suas aulas. Em cada capítulo o leitor poderá encontrar ideias, orientações, conceitos, pensamentos e palavras que remetem ao fazer docente inovador.
Nesta obra temas como metacognição, design universal, learning analytics e presença digital são abordados no formato de microlearning, permitindo ao leitor educador uma rápida conexão e atualização com o que há de mais recente e relevante no universo da prática docente.
Agora nos conte aqui nos comentários se você já utilizava o Design Thinking ou se irá aderi-lo para o seu dia-a-dia!
0 comentários