O que é financiamento coletivo?
setembro 17, 2021Você já se deparou com o termo financiamento coletivo ou crowdfunding em algum lugar? Este é um tema que tem ganhado bastante visibilidade nos últimos anos no mercado editorial.
Por isso, hoje iremos sanar suas dúvidas e te explicaremos de forma objetiva como esse processo funciona! Confira a seguir:
O financiamento coletivo de livros, basicamente consiste na prática de orçar antecipadamente um valor de produção para aquele produto e oferecê-lo com uma meta de arrecadação para os clientes, convocando-os a ajudarem a financiar o projeto do livro para que ele seja produzido.
Por incrível que pareça, o financiamento coletivo de livros não é considerado uma novidade no Brasil. Nos anos 1970 e 1980, autores independentes já vendiam antecipadamente seus livros para os leitores como uma forma de financiar suas obras.
E hoje, com o advento da internet e das redes sociais, essa prática tornou-se ainda mais acessível!
Benefícios
Hoje, grande parte do mercado do livro funciona segundo a lógica tradicional de publicação. Orçam-se custos do projeto de acordo com tiragem, preço de capa e custos como produção, projeto gráfico, marketing impressão, transporte e armazenamento.
A partir disso, este produto é colocado no mercado, esperando que o investimento tenha um retorno para a empresa e para o autor da obra.
Quando falamos de crowdfunding, todos os custos envolvendo produção, projeto gráfico, marketing, impressão, transporte e armazenamento da obra, normalmente são garantidos pelos clientes antes mesmo do processo produtivo ser iniciado.
Isso faz com que os autores consigam divulgar e publicar seus livros sem necessitarem arcar com grandes quantias. Porém, não são apenas eles que saem beneficiados: os doadores também recebem recompensas, de acordo com o valor doado!
Modelos
Existem diversos tipos de modelos que podem ser adotados para financiar o projeto de publicações de livros, como:
• Tudo ou nada: o financiamento apenas é realizado se o valor total for atingido.
• Flex: caso a meta não seja atingida, o autor pode contar com a quantia arrecadada para auxiliar nos custos da publicação de sua obra
• Assinatura/Recorrente: os doadores colaboram com uma quantia por mês, como em um clube de assinaturas.
• Matchfunding: financiamento realizado com o apoio de empresas ou instituições.
Apesar do financiamento coletivo já ser uma prática famosa em outros setores, o mercado da literatura tem demorado um pouco para embarcar nesta tendência.
Mesmo assim, já é possível observar um aumento na publicação de livros de forma independente, por meio do crowdfunding.
Editoras independentes como a Editora Wish, GAPS e Pistache já ultrapassaram a marca de R$ 100 mil arrecadados por projeto, com livros que até foram indicados ao prêmio Jabuti de Literatura em 2017.
Catarse
A maior parte desses livros que são financiados coletivamente no Brasil acontecem com o Catarse, maior ferramenta de crowdfunding no país. Só em 2019, 30 milhões de reais foram arrecadados para realização de milhares de projetos na plataforma.
Fundado em 2011, a plataforma hoje é ponto de encontro de uma comunidade de pessoas interessadas em contribuir de forma efetiva para trazer milhares de projetos criativos ao mundo.
Não só voltada para livros, o Catarse reúne jornalistas, artistas, músicos, pesquisadores, gamers e empreendedores a procura de apoiadores para seus projetos.
Nos últimos anos, o Catarse tem sido um forte aliado do mercado editorial brasileiro, por ser um espaço que permite a viabilização de vários projetos de publicação. O Catarse cobra uma taxa de 13% de cada projeto arrecadado para funcionar
Aguardem mais novidades!
Caso você tenha se interessado, fique de olho, pois o Grupo Editorial Letramento está estudando a possibilidade de começar a investir nesse tipo de projeto!
Quem sabe não contamos com a ajuda de vocês? <3
E aí? Conseguiu entender um pouco mais sobre o tema? Não deixe de nos seguir em nossas redes sociais, para não perder nenhuma novidade!
0 comentários