Tendências do mercado editorial

agosto 23, 2021

Você sabia que a  tecnologia tem gerado impactos sobre a indústria literária? Ao longo dos anos, inovações foram incorporadas à cadeia de produção e distribuição dos livros, alterando as formas de criar e comercializar as obras.

Durante a pandemia, o processo de transformação digital foi ainda mais acelerado, ao que pequenas editoras têm respondido de maneira mais assertiva.

 

Ao mesmo passo que a leitura em tela surgiu no passado representando uma ameaça para o setor (embora nunca tenha surtido o efeito esperado no Brasil), as editoras foram aproveitando as oportunidades que o espaço eletrônico inaugurou para ampliar os meios de difusão de seus conteúdos. 

 

Hoje, o virtual e o físico cumprem funções complementares. Além disso, o mercado está cada vez mais pulverizado, com diversificação das ofertas e surgimento de nichos.


Com a área digital em expansão, o cliente tem sido cada vez mais o foco das decisões, e as plataformas virtuais são um caminho estratégico para essa aproximação com os leitores!

 

Para te deixar informado de tudo que tem acontecido ultimamente, reunimos nesse post as últimas

tendências do mercado editorial, confere só:

Realização de eventos on-line

Os eventos online, tais como lançamentos, sessões de autógrafos, feiras e encontros literários, estão com tudo na intenção de manter a proximidade com o público e criar engajamento em torno das publicações.

Após a chuva de lives durante a pandemia, estes perderam um pouco a força, mas ainda são uma incrível estratégia para conectar os leitores a autores.

Clubes de assinatura

A popularização dos clubes de assinatura, modalidade para leitores que buscam curadoria apurada, também está em alta.

Os clubes oferecem comodidade na aquisição dos livros, possibilidades de conexões com outras pessoas e vantagens exclusivas. Você por aí assina algum?

Financiamento coletivo de livros

Sucesso do momento, as campanhas de financiamento coletivo via pela qual autores e editoras captam recursos para suas publicações, é uma estratégia que funciona como uma espécie de pré-venda e cria uma rede de apoiadores da obra e recompensas por cota arrecadada.  

Será que estamos pensando em nos aventurar por esse universo? Espere os próximos capítulos.

Clássicos reinventados

Existiu um grande aumento da procura por livros mais antigos e clássicos durante a pandemia. Além disso, há um crescimento extraordinário na categoria infantojuvenil.

Obras sobre feminismo e universo feminino também têm ganhado atenção dos leitores. Outra frente importante é a categoria antirracismo.

Formação do leitor


O envolvimento das editoras e livrarias na formação do público leitor, por meio de incentivos de toda ordem, incluindo políticas de democratização do acesso.

Disponibilizar e-books de forma gratuita em diversas plataformas tem sido uma delas. Algo que inclusive fizemos temporariamente com o livro "Por que eu não converso mais com pessoas brancas sobre raça" e o livro "Racismo Linguístico" em 2020.

Agora, o e-book "Abayomi: o reluzir dos encontros preciosos" está sendo ofertado de forma gratuita.

Comunicação digital

Grande potencial da comunicação digital para o mercado de editoras e livrarias. Em 2020 houve uma explosão do número de seguidores nas redes sociais. Alou, pessoal, já foram acompanhar a gente nas nossas? Estamos no Twitter, Facebook, Instagram, Linkedin e TikTok.

A expectativa é que no acumulado do ano as vendas on-line tenham representado mais da metade do faturamento total. Que foi o que aconteceu conosco!

Investimento em CRM

A prospecção de novos clientes e a jornada de compra foram fortemente impactadas durante a pandemia, o que contribuiu para acelerar a digitalização dos negócios e dos comportamentos.

Também ficou realçada a importância dos canais digitais para promoção da marca, interação com os públicos, visibilidade das publicações e fidelização por relevância e propósito.  

Conteúdo em áudio

A exemplo dos podcasts e da nova rede social clubhouse, o conteúdo em áudio tem conquistado gradativamente os consumidores, o que vale também para os livros neste formato. 

No caso dos e-books, elementos interativos estão sendo agregados aos produtos, tais como vídeos, imagens e links, o que diversifica a oferta.

Experiência do cliente

Valorização da experiência do cliente, com atenção ao atendimento caloroso e personalizado, cenário no qual as pequenas livrarias ganham destaque.

Antes da pandemia, alguns players de mercado buscaram investir nos pontos de venda, criando ambientes temáticos para estimular a relação entre o público e o universo literário.

Para melhorar ainda mais a experiência de nossos clientes, estamos desenvolvendo um site totalmente novo, com diferentes formas de envio dos livros, rastreamento e visualização dos produtos <3


E, aí? Curtiu acompanhar as próximas tendências do mercado editorial? Deixa nos comentários a sua opinião sobre o assunto e não deixa de nos contar se você achar que alguma tendência ficou faltando!


You Might Also Like

0 comentários