5 livros para os fãs de reportagem
agosto 26, 2021Os livros-reportagem estão situados em um segmento da literatura voltado para os adoradores do gênero jornalístico. Essas obras, por muitas vezes, são o resultado de reportagens e pesquisas extensas, que visam dar visibilidade a determinados temas e minorias.
Através do jornalismo investigativo, é possível que os autores entreguem verdades ocultas e noticiem os lados negligenciados da história.
Portanto, como grandes fãs dessa temática, resolvemos apresentar a vocês 5 livros-reportagem incríveis! Confira a seguir:
João Pedro Ramalho Martins
Até que ponto a construção de uma hidrelétrica pode modificar a vida de quem mora às margens de um rio? No norte baiano, a Barragem de Sobradinho impactou a vida de milhares de ribeirinhos, que tiveram suas histórias de vida silenciadas.
Quarenta anos depois, o autor rompe com o silêncio e mergulha nas memórias de moradores de uma comunidade rural quase esquecida, para, com muita poesia, narrar neste livro-reportagem os efeitos sobre a economia, a vida em sociedade e a produção agrícola.
2) BRUMADINHO: A ENGENHARIA DE UM CRIME
Lucas Ragazzi / Murilo Rocha
Não foi acidente. A frase pintada em cartazes de protesto logo após a maior tragédia socioambiental da história do Brasil país não estava errada. A Vale sabia dos riscos elevados de ruptura da barragem da mina de Córrego do Feijão pelo menos desde o segundo semestre de 2017 e podia ter evitado a morte de 270 pessoas e danos à bacia do rio Paraopeba.
O desastre de Brumadinho deixa um rastro documentado de negligência com a vida humana e com o meio ambiente. Obra baseada nas investigações da força-tarefa da Polícia Federal, comandada pelos delegados Cristiano Campidelli, Luiz Augusto Pessoa Nogueira, Rodrigo Teixeira e Roger Lima de Moura.
André Bisneto
Em um céu de nuvens feitas de algodão branco, branquíssimo, mãos escuras tentam alcançá-las. Mas é preciso cuidado para não manchar. Não pode sujar. Não pode roubar a pureza que há na cor. Fatalmente, as mãos negras de Preta ficam sujas tocando nuvens tão repugnantemente alvas.
Um livro-reportagem, seis protagonistas e uma história: a de mulheres negras brasileiras. Um livro sobre identidade racial, abandono, solidão afetiva, memórias e resistências.
4) SOBRE OS DIAS QUE EU NÃO GOSTARIA DE TER QUE CONTAR
Flávia Gândara Simão
Dayane Kesia Alves Da Silva
Em paralelo, há a vida de três mulheres livres, que se encontram presas as duras lembranças de um crime. O único fato comum entre eles e elas é a Cultura do Estupro, suas causas e consequências.
E aí? Curtiu as dicas? Não deixe de comentar qual te interessou mais e compartilhar com quem também ama livros de reportagem! <3 E se você está procurando por mais conteúdos jornalísticos, confere só essa entrevista incrível com os autores do livro Brumadinho: A Engenharia de um crime, clica aqui!
0 comentários