Questões do Nosso Tempo
janeiro 13, 2021Profundo sem perder o didatismo, esta obra cumpre a promessa que os autores fazem a si mesmos e aos leitores: promover aproximações que, cuidadosas com as diferenças epistemológicas entre história, sociologia e psicologia, demonstra a amplitude e a riqueza dos estudos em humanidades.
Trazendo ideias de grandes pensadores como Nietzsche, Schopenhauer, Weber, Bloch, Sartre e Freud, este livro trata do ensino da sociedade sobre o que se discute na academia, mas, principalmente, ensina a academia a chegar até a sociedade.
Sobre os autores:
Igor Santos
Possui graduação em História pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2012), mestrado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2017) e atualmente é doutorando em História na mesma instituição.
É autor de livros didáticos e paradidáticos nas áreas de História e Ensino de História, coordenador pedagógico e professor de História na Rede de Ensino Gênesis (Ribeirão das Neves/MG). Seus livros mais recentes são: Famílias plurais: uniões mistas e mestiçagens na comarca de Sabará (1720-1800) (Appris), Revendo histórias coloniais (com coautoria de Rangel Cerceau Netto, Prismas), Para gostar de História (com coautoria de Flávio Berutti e Adhemar Marques, RHJ), e Comunidades quilombolas: espaços de resistência (com coautoria de Flávio Berutti e Andrezza Lisboa, RHJ), entre outros.
Tem experiência na área de História, com ênfase em História da América Portuguesa, e suas pesquisas recentes abordam os seguintes temas: Escravidão, Família e Mestiçagens em Minas Gerais, Século XVIII.
Maíra Barroso Léo
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2013) e mestrado em Psicologia pela mesma instituição (2016). Preceptora do Programa de Residência Integra da de Saúde Mental da Prefeitura de Belo Horizonte (MG).
Atuou como professora convidada do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), unidade Betim e atua como psicóloga no Centro de Referência em Saúde Mental Infantil (CERSAMI-NE), em Belo Horizonte, e em consultório particular. Possui capítulo de livros e artigos científicos publicados.
José Ricardo
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988) e mestrado em Sociologia pela mesma instituição (1995). É autor do livro Os insensatos (Giostri). Atualmente é professor da Faculdade do Centro Educacional Mineiro e professor assistente da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Ciência Política.
Questões do Nosso Tempo: conversas entre história, sociologia e psicologia está disponível no site da Editora Letramento (www.editoraletramento.com.br).
0 comentários