Você sabe o que é capacitismo?
novembro 17, 2020Segundo o último Censo do IBGE, cerca de 24% da população brasileira têm algum tipo de deficiência, são mais de 45 milhões de pessoas que estão sujeitas a diversos tipos de preconceito por serem 'diferentes'.
Este preconceito, conhecido como "capacitismo" está presente em diversas esferas como a exclusão, infantilização, falta de acessibilidade e no uso expressões preconceituosas. Apesar da palavra capacitismo ainda ser pouco conhecida para diversas pessoas, sua prática é constante.
Capacitismo é a opressão e o preconceito contra pessoas que possuem algum tipo de deficiência, o tecido de conceitos que envolve todos que compõe o corpo social. Ele parte da premissa da capacidade, da sujeição dos corpos deficientes em razão dos sem deficiência. O capacitismo não aceita um corpo que produza algo fora do momento ou que não produza o que creditam como valor.
Com o intuito de revolucionar os espaços ocupados pelos corpos PCD's e de subverter todos os símbolos que foram criados, Victor Di Marco que é uma pessoa com deficiência, escreveu Capacitismo: o mito da capacidade. Essa comunidade que, por tanto tempo e - ainda hoje -, têm suas narrativas expostas através do olhar de pessoas sem deficiência, luta para sair dos estigmas de heróis versus coitados.
Capa da obra:
Fazendo um breve apanhado de palavras e de situações que você tem que saber acerca do tema, esta obra une conceitos junto das memórias do ator, roteirista, diretor de cinema e produtor de conteúdo. Victor explora até onde o mito do capacitismo adentra na vida de uma pessoa com deficiência e busca achar em si respostas que por tanto tempo foram apagadas.
A obra está em pré-venda em nosso site. Os exemplares adquiridos durante esse período vem com um autografo exclusivo.
Sobre o autor:
Victor Di Marco é ator, roteirista e diretor de cinema. Atualmente estuda Produção Audiovisual/Cinema, pesquisa e produz obras relacionadas a corpos dissidentes no âmbito das corporalidades. No ano de 2020, lançou seu primeiro curta-metragem intitulado "O que Pode um Corpo?", co-dirigido com seu namorado, que participou dos principais festivais de cinema do país.
Junto disso, começou a produzir, em sua conta do instagram (@victordimarco), conteúdos relacionados a sua vivência enquanto uma pessoa com deficiência, alcançando uma audiência ainda maior.
Curtiu a novidade? Corre lá em nosso site para adquirir o seu exemplar autografado <3
0 comentários