Os novos pontos de venda do livro

outubro 01, 2020

Qual a última vez que você comprou um livro em uma livraria física? E quantas vezes você pesquisou um livro online antes de comprá-lo? Ou até mesmo viu na livraria e logo depois o comprou online?

Nós últimos anos, pudemos observar como grande parte do mercado editorial migrou das livrarias físicas para as digitais. Hoje, as plataformas digitais retém 45% do faturamento do mercado do livro, segundo uma pesquisa realizada pela Nielsen Bookscan.


Além disso, com grande parte da população dentro de casa, devido a necessidade de isolamento social para evitar o aumento da contaminação do Covid-19, boa parte das livrarias físicas se manteve fechada, dando ainda mais espaço para as vendas online, abrindo oportunidade para a gigante do e-commerce,  Amazon, finalmente se consolidar como a maior vendedora de livros no Brasil agora em agosto.


Com essa mudança de comportamento do consumidor, que passa a comprar e pesquisar mais livros por meio de plataformas online, as Editoras e Livrarias também tiverem que se adaptar a nova realidade e procurar se diferenciar competitivamente neste novo espaço digital. 


Nós que trabalhamos no meio, sabemos que não existe nada mais mágico do que uma livraria, todo o seu espaço é criado para encantar o leitor. Não é atoa que durante muito tempo as editoras investiram e ainda investem bastante dinheiro na exposição das obra nesses pontos de venda.


Em uma livraria física, o leitor além de poder visualizar todo o espaço com as obras espalhadas organizadas por seções, também tem a ajuda de livreiros e funcionários da loja para encontrar livros. Entretanto, na internet o leitor se vê imerso a uma infinidade de opções, preços e lojas.


Então, como atrair o leitor ideal para sua obra em um universo muito mais extenso do que a livraria? Como trazer sentido de valor para o seu leitor ideal no mundo online? E como utilizar dados para isso? O primeiro passo tomado tem sido o investimento pesado em metadados e na experiência do usuário na hora da compra.


METADADOS 


No geral, metadados são dados que descrevem uma informação de maneira mais complexa, transformando dados brutos em conhecimento. Eles basicamente fazem a interligação entre os dados, proporcionando maior amplidão do conhecimento e da divulgação do produto.


Quando falamos de livros, citamos todos aqueles dados que podem representar aquela obra, como título, autor, gênero, número de páginas, sinopse, capa, ISBN, nome da editora, book trailer, palavras chave etc. Sua função é localizar, descobrir, documentar, avaliar e selecionar dados e, consequentemente, aumentar a projeção daquele produto online para o seu consumidor ideal.


Se uma pessoa procurar, por exemplo, um título sobre a mineração em Brumadinho, com um bom investimento em metadados, as livrarias online podem oferecer aquele produto com mais facilidade para o cliente nas ferramentas de busca. 


Segundo uma pesquisa realizada pela Nielsen, no Reino Unido, dependendo da qualidade dos seus metadados, as vendas de um título podem aumentar até 100%. Observe o gráfico:



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Segundo Camila Cabete, em um artigo para o PublishNews, é muito simples saber que um livro  não possui metadado completo: "Geralmente o nome de exibição aparece truncado e errado, ao clicar e ver as propriedades do arquivo, elas estarão em branco... E o pior: numa busca via Web a obra não será encontrada". Ou seja, as vezes um leitor em potencial não encontrará o seu livro, pois ele não está facilmente rastreável. 


Aqui na Letramento, trabalhamos juntamente com a empresa Metabooks, que integra automaticamente os metadados de nossos livros em livrarias digitais como Amazon, Americanas, Submarino e muitos outros, além de nos conectar a diversos distribuidores.  O sistema da Metabooks permite centralizar os dados das publicações em apenas um canal e exportar todo o metadado em planilhas compatíveis com os principais canais de distribuição, tornando os nossos livros mais visíveis nos "pontos de venda" digitais. 


Uma parte do nosso trabalho é certificar de que os dados que são cadastrados para cada livro são compatíveis com os nossos consumidores ideais de cada obra e estar sempre atenta a mais dados que podem ser decisivos para melhorar a exibição dessas obras nas vitrines digitais.


EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO 


Da mesma forma que os metadados se tornaram decisivos para competitividade do mercado editorial, a experiência do usuário na hora de escolher as obras nas lojas online também se tornou um ponto crucial. 


Os leitores estão gastando cada vez mais tempo comprando livros no ambiente digital. Já sabemos como fazer para que mais livros sejam exibidos de acordo com seus interesses, agora podemos entender o que pode fazer a diferença na hora de realizar a tão esperada compra. 


Cada vez mais, os leitores buscam formas simples e agradáveis para comprar e conhecer sobre seu produto. Isso significa que as lojas digitais que não colocarem em sua agenda a preocupação com a experiência de navegação de seus clientes em seus sites podem acabar perdendo espaço, enquanto outras podem utilizar dessa preocupação para fidelizar clientes e se diferenciar no meio.


Observe o que algumas editoras já entenderam e fazem em plataformas como a Amazon. Trazemos o exemplo do livro "Cercado de Idiotas", que é da Editora Intrínseca em parceria com a Editora Letramento: 




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Além de expor os dados básicos da plataforma, rolando a tela para baixo, é possível observar o investimento em cards com dados complementares sobre o conteúdo do livro. 


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São ações 'simples', mas que fazem a diferença e se tornam decisivas na hora da compra do livro e trazem sentido de valor para o seu leitor ideal no mundo online :) 


É isso pessoal, espero não ter falado demais. O que acharam dessas técnicas de utilização de dados para vendas dos livros? E sobre a transferência de pontos de venda presenciais para o digital? O que vocês acham que ainda pode melhorar e ser feito? Estamos ansioso para ver as opiniões de vocês :) 


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