3 livros para os fãs de crônica
setembro 09, 2020Tanto no jornalismo como na literatura, a crônica é um gênero super querido pelos leitores. Trazendo acontecimentos do dia a dia em um novo ângulo, as crônicas costumam transportar reflexões e análises críticas sobre os assuntos mais banais.
No post de hoje, reunimos 3 livros incríveis para os fãs desse gênero. Pode ir abrindo espaço na prateleira e confira só nossas indicações:
Você já parou para pensar em quanta dramaturgia há na sua vida e nas histórias de vidas que você escuta por aí? Passagens simples do cotidiano, fatos muitas vezes banais, acontecimentos que em geral passam despercebidos podem tornar-se narrativas que transbordam poesia, drama, comédia, tragédia, aventuras épicas ou despretensiosas observações filosóficas sobre o sentido de tudo... Basta ter olhos que enxergam e um discurso afiado que traduza esse olhar em textos saborosos.
Assim é O ponto, livro de crônicas de Jefferson Schroeder, no qual ele traz as histórias mais marcantes de sua vida, da infância ao amadurecer, tudo misturado, sem cronologia. São pensamentos, sonhos, coisas que ele ouve na rua, seus medos, alegrias e percepções sobre a existência e o mundo. Uma combinação única e autêntica, de olhar original, com um modo personalizado de usar palavras para expressar fatos e sensações.
2. Um professor em silêncio - Luís Novais
São crônicas que sinalizam uma tensão nem sempre considerada nas representações do professor: a tensão entre a fala e o silêncio. Portanto, este é um livro instável, pois elaborado na dinâmica ambivalente entre o falar e o calar: nesse intervalo, situa-se o escrever.
Saiba mais aqui no post exclusivo que fizemos sobre a obra.
3. Insurgência: Crônicas em Repressão - Bruno Destéfano
Projeto experimental construído no formato de um livro-reportagem sob a ótica de vítimas que sofreram repressão policial em Brasília, no dia 29 de novembro e 13 de dezembro de 2016, e em Goiânia, no dia 28 de abril de 2017.
0 comentários